PROJETOS

Minha Infância Fotografada
Fotografar os diversos momentos vivenciados pelas crianças no período de acolhimento. Principais Resultados: Organizar os registros individuais de cada criança de modo a preservar sua história de vida. São preparados álbuns com as fotos que são levadas consigo no momento do desacolhimento. O Registro dos momentos do cotidiano é feito pelas cuidadoras e voluntárias. Nas festas de aniversário e natal as imagens são capturadas por Carlos Eduardo Silva do Estúdio Digital Fotografias nosso parceiro neste projeto.
Passear é Alegria
Proporcionar momentos de alegria e diversão de forma tranquila e segura, através de passeios, buscando a convivência comunitária e o conhecimento cultural. Além das cuidadoras e Equipe Técnica participam do Projeto um grupo de voluntários. Sendo um adulto por Criança em cada passeio, mais um fotógrafo para registrar esse momento, além de motorista e uma técnica de apoio. Principais Resultados: Proporcionar às crianças acolhidas a convivência comunitária e momentos lúdicos, sob supervisão da cuidadora.
A Hora da Leitura
Promover momentos de contação de histórias, de forma lúdica, criativa e afetuosa. Principais Resultados: Introduzir na rotina da criança a atividade lúdica através da contação de histórias infantis. O Projeto pode ainda contribuir para o melhor desenvolvimento da oralidade e escrita, além da promoção de crescimento pessoal (autoconhecimento).
Minha Festinha de Aniversário
Realizar as festinhas de aniversários das crianças acolhidas. Principais Resultados: é proporcionar um aniversário especial e fazer com que as crianças continuem celebrando sua vida, com momentos lúdicos e de confraternização, além de proporcionar o convívio comunitário. Este projeto é coordenado pela equipe técnica da Casa Lar e é executado pelo Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz, que organizam a festinha, desde convites, decoração, alimentação, até a limpeza do local após a festa. O Registro dos momentos do cotidiano é feito pelas cuidadoras e voluntárias. Nas festas de aniversário e natal as imagens são capturadas por Carlos Eduardo Silva do Estúdio Digital Fotografias nosso parceiro neste projeto.
Alimento com Carinho
Organizar momentos para que os voluntários e cuidadoras possam auxiliar na alimentação das crianças, aproveitamos as cores e estruturas do alimento como elemento pedagógico. Principais Resultados: Com supervisão de uma nutricionista alimentos são oferecidos às crianças pelas cuidadoras e voluntárias
Padrinhos da Casa Lar
Observando que alguns voluntários desejavam fazer doações diretamente para as crianças, a Casa Lar separou esses doadores para este projeto. Desta forma, cada vez que uma Criança tem uma necessidade ou qualquer objeto de uso pessoal, a coordenadora do Projeto aciona um dos Padrinhos da Casa Lar. Principais Resultados: A partir desse projeto são levantados as necessidades de renovação de enxoval para as Crianças e para a Casa, que precisam ser renovados periodicamente.
A Hora de Brincar
Organizar momentos em que as crianças possam brincar e se divertir de maneira segura e criativa. Principais Resultados: Proporcionar momentos em que as crianças brinquem não só com os brinquedos, mas também com brincadeiras infantis, tanto na área interna como na área externa da Casa Lar, utilizando também o parque. Observamos melhor desenvolvimento psicomotor, autonomia, contato com o lúdico/simbólico, crescimento pessoal, cooperatividade e liberdade geral. Este projeto é coordenado pela equipe técnica da Casa Lar e é executado pelo Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz, que organizam a festinha, desde convites, decoração, alimentação, até a limpeza do local após a festa. O Registro dos momentos do cotidiano é feito pelas cuidadoras e voluntárias. Nas festas de aniversário e natal as imagens são capturadas por Carlos Eduardo Silva do Estúdio Digital Fotografias nosso parceiro neste projeto.
Hoje é Dia de Visita
Permitir que as crianças, que não podem receber visitas dos familiares por determinação judicial, recebam alguém especial neste dia. Convidamos um voluntário para se dedicar exclusivamente a este projeto, de modo que só possam vir na Casa Lar nos dias de visitas, como acontece com as crianças que recebem visitas de seus familiares, e assim garantir a igualdade para todos. O Projeto tem sido um sucesso desde então, vemos cada dia a formação de vínculos saudáveis e construtivos entre as crianças e seus voluntários. Emocionante para quem participa e quem observa.
Peixinho Feliz
O projeto Peixinho Feliz procura aproximar as crianças acolhidas na Casa a natação como esporte. Incentiva a confiança, o conhecimento ao seu corpo, o contato social com outras pessoas, estimula a independência e o aproxima de noções de responsabilidade. A natação consiste em um esporte completo que movimenta todos os músculos e melhora as condições gerais das crianças, principalmente no que diz respeito à problemas de trato respiratório; que também é comum em bebês prematuros. Principais Resultados: A partir desse projeto são levantados as necessidades de renovação de enxoval para as Crianças e para a Casa, que precisam ser renovados periodicamente.